
Prêmio 7º Desafio Tok&Stok - Cacos da Maria
Desenvolvido por Leonardo Baldoni e Ana Miyazaki
Prof. Mara Martha Roberto e Marcelo Pliger
Desenvolvido por Leonardo Baldoni e Ana Miyazaki
Prof. Mara Martha Roberto e Marcelo Pliger
Parceria da Tok&Stok com a ESPM, o concurso desafio Tok&Stok foi um dos projetos mais extensos e tangíveis que eu e minha parceira, Ana Miyazaki, desenvolvemos.



Com o tema regional brasileiro, o objetivo era desenvolver uma linha de estampas para cama e louça que trouxesse o espírito da temática para objetos de casa, pensados de tal forma a serem economicamente viáveis para ser produzidos em larga escala como uma coleção.
Logo de início, ao pesquisarmos a temática, tivemos dificuldade de encontrar algo que "conversasse" com nossos estilos como designers e instigasse paixão ao realizar o trabalho. Depois de algumas semanas indecisos sobre a abordagem em relação ao tema, uma conversa aleatória fez a ponte do nosso imaginário com o objetivo proposto: a casa da vó brasileira. Cheia de artefatos, objetos e detalhes genuinamente brasileiros que nos traziam tanto o espírito e a sensação do nacional brasileiro quanto a nostalgia e familiaridade de abrangência praticamente nacional. Apartir daí, foi apenas questão de definir uma ou mais dessas características que definiam esta ideia, e chegamos a uma conclusão: pisos de caquinhos, feitos de lajota de cerâmicas quebrados usados para enfeitar chãos de jardim e varandas de sobrados em todo o país.







Com a abordagem definida, desenvolvemos o projeto gráfico re-encenando a produção real dos mesmo, quebrando nós mesmos as lajotas em diversas partes, que depois foram meticulosamente escolhidas por sua boa forma e potencial de combinação, depois vetorizadas e dispostas a mão como um mosaico digital, mantendo assim a originalidade e espontaneidade do objeto e valorizando nossas capacidades como designers ao mesmo tempo. Assim nasceu "Cacos da Maria", nome que também engloba uma característica brasileira comum que é o uso do nome Maria, principalmente na geração de nossas avós.
Tivemos muito orgulho do nosso caminho e do nosso resultado, trazendo uma abordagem inusitada bem diferente da dos nossos colegas, trabalho recompensado pelo segundo lugar no concurso e muita satisfação.
















